Traduções

Índice

Guia de Início Rápido do Briar

O que é o Briar?

Briar é um aplicativo de mensagens desenvolvido para ativistas, jornalistas e qualquer pessoa que precise de uma maneira segura, fácil e robusta de se comunicar.

Diferente dos aplicativos de mensagem tradicionais, o Briar não depende de um servidor central - as mensagens são sincronizadas diretamente entre os aparelhos dos usuários.

Se a Internet estiver inacessível, o Briar pode se manter sincronizado por Bluetooth ou Wi-Fi, mantendo as informações fluindo em uma crise. Se a Internet estiver funcionando, o Briar pode se conectar pela rede Tor, protegendo os usuários e suas relações da vigilância.

Crie uma conta

Quando abrir o app Briar pela primeira vez, você será convidado a criar uma conta. Sua conta será armazenada seguramente em seu dispositivo, criptografada com sua senha.

Escolha um apelido com cuidado pois não poderá alterá-lo depois. Você pode escolher o mesmo apelido que outra pessoa, assim como na vida real.

Escolha uma senha que seja difícil de adivinhar mas fácil de lembrar. Se você esquecer sua senha, não haverá como recuperar o acesso à sua conta.

Se você precisar deletar sua conta rapidamente, apenas desinstale o app Briar.

Configurações de bateria

Após escolher seu apelido e senha, o Briar pedirá permissão para desativar as otimizações de bateria para ser executado em segundo plano. Isso é necessário pois não há um servidor para receber as mensagens por você enquanto o Briar está em segundo plano: O Briar precisa receber essas mensagens por conta própria.

Em dispositivos Huawei e Xiaomi será pedido que você siga mais etapas para deixar o Briar ser executado em segundo plano. Por favor, siga as instruções cuidadosamente.

Adicione um contato

Após criar a sua conta você verá uma lista vazia de contatos. Para adicionar um contato, pressione no botão de mais (+). Há duas opções, dependendo se a pessoa que você quer adicionar está próxima.

Se a pessoa que você quer adicionar está próxima, escolha “Adicionar contato que está próximo”. Se a pessoa que você quer adicionar não está próxima e você tem acesso à Internet, escolha “Adicionar contato à distância”.

Adicione um contato próximo

Quando você escolhe “Adicionar contato que está próximo”, o Briar pedirá permissão para usar sua câmera para escanear o código QR do seu contato. O Briar tambem pedirá permissão para acessar sua localização, para que possa se conectar ao seu contato por Bluetooth. O Briar não armazena, compartilha ou faz upload da sua localização, mas essa permissão é necessária para descobrir dispositivos Bluetooth próximos. Finalmente, o Briar pedirá permissão para ligar o Bluetooth e tornar seu dispositivo visível para dispositivos Bluetooth próximos por um curto perído de tempo.

Após conceder todas essas permissões, o Briar mostrará um código QR e uma visualização de câmera. Escaneie o código QR de seu contato e deixe ele escanear o seu. Após uns 30 segundos seus dispositivos devem estar conectados e seu contato adicionado à sua lista de contatos.

Se seus dispositivos não se conectarem, vocês devem voltar à lista de contatos e iniciar o processo de novo.

Adicione um contato à distância

Quando você escolhe “Adicionar contato à distância”, o Briar mostrará um link que você deve enviar para a pessoa que deseja adicionar. Você pode enviar o link por outro app como o Signal. Seu contato tambem precisa te enviar o link dele. Cole o link de seu contato e escolha um apelido para ele. Se você e seu contato estão conectados ao Briar e têm acesso à Internet, então seu contato deve ser adicionado à sua lista de contatos dentro de alguns minutos.

Envie uma mensagem

Após adicionar seu primeiro contato, toque em seu nome na lista de contatos para enviar-lhe sua primeira mensagem. O círculo próximo ao nome de seu contato ficará verde quando o Briar estiver conectado ao seu contato via Internet, Wi-Fi ou Bluetooth.

Apresente os seus contatos

Você pode usar o recurso de apresentação para apresentar dois contatos seus entre si, para que eles não precisem se encontrar pessoalmente para se adicionarem.

Escreva uma postagem no blog

Você pode usar o recurso de blog para escrever postagens que todos os seus contatos podem ver. Você tambem pode reblogar as postagens de outros para que todos os seus contatos as vejam.

Tenha em mente que você não pode deletar postagens do blog após terem sido enviadas.

Crie um fórum

Você pode usar o recurso de fórum para criar discussões em grupo e convidar seus contatos a entrar. Qualquer membro(a) de um fórum pode convidar seus próprios contatos a entrar.

Comunique-se sem Internet

O alcance do Bluetooth e do Wi-Fi está em torno de 10 metros, a depender dos obstáculos. Claramente isso não é suficiente para se comunicar através de uma cidade ou mesmo de um prédio grande. Então, quando o Briar recebe uma mensagem de um contato que está próximo, ele armazena a mensagem e pode depois repassá-la para outros contatos, quando eles estiverem em alcance (por exemplo, quando você for de um local para outro).

Por favor, note que o Briar só vai sincronizar mensagens com os seus contatos, não com estranhos próximos que tenham o Briar. E só vai sincronizar as mensagens que você escolheu compartilhar com cada contato. Por exemplo, se você convida seus contatos X e Y para entrar em um fórum e eles aceitam, as mensagens nesse forum serão sincronizadas com X ou Y sempre que estiverem em alcance. Logo, você pode receber mensagens de fórum de X em um local, ir até outro local e entregar essas mensagens para Y.

Mas isso não funciona para mensagens privadas: elas apenas são sincronizadas diretamente entre o remetente e o destinatário.

Conecte-se com seus contatos sem Internet

Quando você se encontrar com um de seus contatos do Briar, você pode usar o recurso “Conectar via Bluetooth” na tela da conversa para fazer uma conexão Bluetooth entre seus dispositivos. Após fazer isso uma vez, seus dispositivos devem se conectar automaticamente no futuro, mas isso pode levar um minuto ou dois após seu contato entrar em alcance. Se você não quiser esperar, pode usar o recurso “Conectar via Bluetooth” de novo para fazer a conexão imeditamente.

Se um grupo de pessoas dentro do alcance de Wi-Fi quiser se comunicar, pode ser útil criar um hotspot Wi-Fi no celular de uma pessoa. Mesmo que o hotspot não tenha acesso à Internet, o Briar pode usá-lo para se comunicar com contatos conectados ao mesmo hotspot.

Se é muito arriscado carregar seu celular de um lugar para outro (por conta de pontos de revista policial, por exemplo), você pode sincronizar mensagens criptografadas usando um pendrive USB ou cartão SD para carregá-las mais discretamente.

Use um fórum para se comunicar sem Internet

Um fórum é uma maneira boa para um grupo de pessoas manter contato sem acesso à Internet. Para garantir que postagens no fórum sejam sincronizadas entre todos os membros do fórum, apresente todos os membros para que se tornem contatos, e garanta que todos convidem todos os outros para o fórum e aceitem os convites, mesmo que já sejam membros do fórum. Isso garante que, sempre que dois membros estiverem em alcance de Bluetooth ou Wi-Fi, eles podem sincronizar as mensagens do fórum que receberam.

Compartilhe o app

Se uma pessoa em seu grupo precisa instalar o Briar e não tem acesso à Internet, você pode compartilhar o app com ela em “Compartilhar esse app offline” no menu principal do Briar. Isso cria um hotspot Wi-Fi sem acesso à Internet onde ela pode baixar o app pelo seu dispositivo.

Economize bateria e dados

O Briar usa muita bateria e dados para se conectar com seus contatos pela Internet. Então, se você está em movimento, especialmente se você tem dados móveis limitados, você deve considerar se precisa usar o Briar para comunicação online e offline, ou se seria melhor usar algo como o Signal para comunicação online e usar o Briar quando offline. Você pode combinar um horário do dia em que você e seus contatos estarão online no Briar, e mantê-lo offline no resto do tempo.

Você pode controlar se o Briar usa a Internet escolhendo “Configurações” e depois “Conexões” no menu principal do Briar. Tambem há opções para se conectar à Internet apenas durante o carregamento, ou apenas quando conectado ao Wi-Fi, para economizar bateria e dados.

Envie feedback

Esse guia é útil? Há algo que deveria ser adicionado, removido ou esclarecido? O app funcionou como você esperava?

Por favor, mande feedback anonimamente escolhendo “Enviar feedback” no menu principal do Briar. Se você não tiver acesso à Internet, seu feedback será salvo e enviado na próxima vez que você estiver online.

Você tambem pode enviar feedback para contact@briarproject.org.